DICAS Como escolher minha primeira prancha de surfe? Dicas para iniciantes.

dicas-pranchas-surf-longboard-como-escolher-prancha-surf O objetivo deste artigo é ajudar quem está iniciando no surfe a escolher corretamente sua prancha. Sempre recebemos emails com dúvidas a respeito de qual o tipo de prancha é ideal para iniciar no surfe. Vendo que era uma necessidade de grande parte dos nossos visitantes, resolvemos agrupar estas dúvidas e criar um artigo na tentativa de ajudar cada novo surfista identificar seu estilo e escolher a prancha certa para alcançar seus objetivos nesse inicio. Antes de tudo, é importante deixar claro que: Não existem regras. Não existe uma regra, todas estas orientações são apenas para você não ficar perdido na hora de escolher sua primeira prancha. Converse com shapers, amigos que surfam, pesquise diversas fontes e assim, será mais fácil você descobrir o que espera com o surfe, sem perder tempo até descobrir que na verdade o que você buscava era um pranchão e não uma pranchinha, ou vice-versa. O SURFE É PARA TODOS, basta você descobri-lo!

PRINCIPAIS TIPOS DE PRANCHAS:

Primeiramente, vamos apresentar quais são os principais tipos de pranchas: shortboard (pranchinha), funboard e longboard. Atualmente, há uma grande variedade de formatos e materiais com os quais sua prancha pode ser feita, porém, estes são os modelos básicos, a partir dos quais, seu estilo será primordialmente encaminhado.

Tipos pranchas de surfe dicas

MEDIDAS: as medidas são em Pés e polegadas : 5'11" significa que a prancha tem 5 pés e 11 polegadas de comprimento e lê-se simplesmente: cinco onze. 1-faixa-branca SUA PRIMEIRA PRANCHA. A sua primeira prancha vai depender da combinação de alguns fatores. Os principais são: SEU OBJETIVO COM O SURFE e FREQUÊNCIA QUE VAI SURFAR.1-faixa-brancaOBJETIVO COM SURFE (ESTILO). Se você já tem um objetivo determinado, como por exemplo: vontade de dar batidas, rasgadas, aéreos e pegar tubos, a prancha indicada é uma pranchinha (shortboard), pois vai possibilitar que você realize estas manobras com uma melhor performance. Por outro lado, se quer fazer manobras suaves com curvas mais lentas, caminhar até o bico da prancha, o mais indicado é o longboard. Já o funboard, é um modelo intermediário, não tão lento como o longboard e não tão veloz e solto como a pranchinha. Mas você pode ainda não saber qual seu estilo preferido e talvez só descubra dentro d’agua, surfando e vendo pra que lado puxa seu coração de surfista, se mais para o clássico, com o longboard, ou para o de alta performance com a pranchinha.

AINDA NÃO SEI O MEU ESTILO, E AGORA?

Se você está exatamente neste ponto, ainda não sabe o estilo que se identifica mais, o importante é pensar que tem que se divertir, e com certeza um longboard torna as coisas mais fáceis no começo e você consegue se divertir bastante. Mas, considere também a frequência que vai surfar, leia abaixo.1-faixa-brancaFREQUÊNCIA QUE VAI SURFAR. Um dos fatores mais importantes a considerar na escolha da sua prancha, é a frequência que vai surfar.1-faixa-brancaAlta frequência de surfe. Se você mora em uma cidade próxima a praia e pode surfar pelo menos 3 vezes por semana, você é uma pessoa privilegiada, pois sua adaptação e evolução será bem mais rápida, devido as diferentes condições de mar que vai encontrar e seu condicionamento físico será melhor desenvolvido. 2-faixa-brancaNeste caso, você pode escolher direto a prancha que desejar; se for pranchinha o ideal é escolher uma borda mais larga, com uma sobra na flutuação e um tamanho um pouco maior para facilitar na entrada de suas primeiras ondas. Se for longboard, pode ser exatamente as medidas para o estilo que prefere, clássico ou progressivo, não sendo necessário sobra na flutuação, nem bordas mais largas do que as exigidas pelas dimensões (peso e altura) do surfista. Não vejo necessidade em utilizar o funboard como uma prancha adaptativa para quem tem possibilidade de surfar pelo menos 3 vezes por semana e já quer ir pra pranchinha. Abaixo abro um parêntese com vídeos mostrando a diferença do longboard clássico e progressivo.

Longboard Estilo Clássico:

Longboard Estilo Progressivo:
        Média frequência de surfe.2-faixa-brancaPor outro lado, se você mora longe da praia e irá surfar apenas nos fins de semana e feriados, sua evolução vai acontecer, mas será mais lenta do que a de quem surfa quase todo dia, é claro. Porém, isto não irá impedi-lo de fazer a cabeça quando for surfar. 2-faixa-brancaSe você não gosta de longboard e prefere pranchinha mesmo, a opção é escolher uma prancha maior, com mais flutuação e com bordas cheias, como dito anteriormente. Se ainda está a procura do seu estilo de surfe, parta direto para o longboard. Você vai ficar em pé e começar a correr paredes muito mais rápido, e com a sua evolução natural vai perceber se seu estilo pede uma pranchinha ou um longboard mesmo. Esta opção é muito boa, pois mesmo que você comece no longboard e depois mude para pranchinha, você pode guarda-lo para surfar um mar pequeno, ou pra emprestar para seu amigo(a) ir surfar com você.2-faixa-brancaBaixa frequência de surfe.2-faixa-brancaCaso você só possa surfar uma vez por mês, ou até uma vez a cada dois meses, isto não é o fim do mundo, você pode ser sim um surfista e ter muita história pra contar e guardar com você. Faça um longboard com um shape versátil para surfar todo tipo de onda, afinal, você vai descer pouco pra praia e nem sempre vai poder escolher o tipo de onda que irá surfar. Como o longboard tem bastante flutuação, você vai conseguir ficar em pé rápido e pouco a pouco ir evoluindo e aproveitando mais da onda e da prancha. 2-faixa-brancaFATORES ADICIONAIS Talento, garra, atitude e determinação variam de pessoa para pessoa e são fatores de grande influencia na evolução de cada um. 2-faixa-brancaMEDIDAS DAS PRANCHAS. As medidas das pranchas variam de acordo com o tamanho, peso e idade de cada pessoa, considerando os fatores objetivo com o surfe e frequência de surfe. 2-faixa-brancaNÃO EXISTEM REGRAS: Repito as mesmas informações do começo do artigo. Não existe uma regra, todas estas orientações são apenas para você não ficar perdido na hora de escolher sua primeira prancha. Converse com shapers, amigos que surfam, pesquise diversas fontes e assim, será mais fácil você descobrir o que espera com o surfe, sem perder tempo até descobrir que na verdade o que você buscava era um pranchão e não uma pranchinha, ou vice-versa. O SURFE É PARA TODOSbasta você descobri-lo! 2-faixa-brancaCaso queira continuar esta conversa, mande um email para contato@longboard4ever.com.br que estaremos sempre dispostos a tirar todas as dúvidas e lhe orientar na melhor escolha para sua prancha. 2-faixa-brancaBoas ondas. André Torres e Roger Costa| Equipe Longboard4ever & Blessed Surfboards. Dicas de Pranchas de Surfe  

Mais dicas da cultura surfe:

Ilhas Carolinas. Paraíso com altas ondas

Como proteger sua prancha para despachar de avião

Praia da Engenhoca, Itacaré-BA

Aaron Kamm and The One Drops. A trilha sonora pra qualquer surf trip

Longboard no Museu do Ipiranga

Seven Ghost. A pororoca tubular da Indonésia

Scroll to Top