Como escolher minha primeira prancha? Dicas para iniciantes. Por André Torres e Roger Costa.

dicas-pranchas-surf-longboard-como-escolher-prancha-surf O objetivo deste artigo é ajudar quem está iniciando no surfe a escolher corretamente sua prancha. Sempre recebemos emails com dúvidas a respeito de qual o tipo de prancha é ideal para iniciar no surfe. Vendo que era uma necessidade de grande parte dos nossos visitantes, resolvemos agrupar estas dúvidas e criar um artigo na tentativa de ajudar cada novo surfista identificar seu estilo e escolher a prancha certa para alcançar seus objetivos nesse inicio.

Antes de tudo, é importante deixar claro que: Não existem regras.

Não existe uma regra, todas estas orientações são apenas para você não ficar perdido na hora de escolher sua primeira prancha. Se você nunca experimentou o surfe, recomendamos fazer algumas aulas de surf, isto vai ajudar a se conhecer como surfista, ter contato com uma prancha com um profissional do seu lado te orientando, vai aprender coisas importantes: como se posicionar na prancha, como remar, levantar, se proteger, etc, e depois quandofor fazer sua prancha vai ficar tudo mais claro.

Converse com shapers, amigos que surfam, pesquise diversas fontes e assim, será mais fácil você descobrir o que espera com o surfe, sem perder tempo até descobrir que na verdade o que você buscava era um pranchão e não uma pranchinha, ou vice-versa. O SURFE É PARA TODOS, basta você descobri-lo!

PRINCIPAIS TIPOS DE PRANCHAS:

Primeiramente, vamos apresentar quais são os principais tipos de pranchas: shortboard (pranchinha), funboard e longboard. Atualmente, há uma grande variedade de formatos e materiais com os quais sua prancha pode ser feita, porém, estes são os modelos básicos, a partir dos quais, seu estilo será primordialmente encaminhado.

Tipos pranchas de surfe dicas

MEDIDAS: as medidas são em Pés e polegadas : 5'11" significa que a prancha tem 5 pés e 11 polegadas de comprimento e lê-se simplesmente: cinco onze. 1-faixa-branca SUA PRIMEIRA PRANCHA. A sua primeira prancha vai depender da combinação de alguns fatores. Os principais são: SEU OBJETIVO COM O SURFE e FREQUÊNCIA QUE VAI SURFAR.1-faixa-brancaOBJETIVO COM SURFE (ESTILO). Se você já tem um objetivo determinado, como por exemplo: vontade de dar batidas, rasgadas, aéreos e pegar tubos, a prancha indicada é uma pranchinha (shortboard), pois vai possibilitar que você realize estas manobras com uma melhor performance. Por outro lado, se quer fazer manobras suaves com curvas mais lentas, caminhar até o bico da prancha, o mais indicado é o longboard. Já o funboard, é um modelo intermediário, não tão lento como o longboard e não tão veloz e solto como a pranchinha. Mas você pode ainda não saber qual seu estilo preferido e talvez só descubra dentro d’agua, surfando e vendo pra que lado puxa seu coração de surfista, se mais para o clássico, com o longboard, ou para o de alta performance com a pranchinha.

AINDA NÃO SEI O MEU ESTILO, E AGORA?

Se você está exatamente neste ponto, ainda não sabe o estilo que se identifica mais, o importante é pensar que tem que se divertir, e com certeza um longboard torna as coisas mais fáceis no começo e você consegue se divertir bastante. Mas, considere também a frequência que vai surfar, leia abaixo.1-faixa-brancaFREQUÊNCIA QUE VAI SURFAR. Um dos fatores mais importantes a considerar na escolha da sua prancha, é a frequência que vai surfar.1-faixa-brancaAlta frequência de surfe. Se você mora em uma cidade próxima a praia e pode surfar pelo menos 3 vezes por semana, você é uma pessoa privilegiada, pois sua adaptação e evolução será bem mais rápida, devido as diferentes condições de mar que vai encontrar e seu condicionamento físico será melhor desenvolvido. 2-faixa-brancaNeste caso, você pode escolher direto a prancha que desejar; se for pranchinha o ideal é escolher uma borda mais larga, com uma sobra na flutuação e um tamanho um pouco maior para facilitar na entrada de suas primeiras ondas. Se for longboard, pode ser exatamente as medidas para o estilo que prefere, clássico ou progressivo, não sendo necessário sobra na flutuação, nem bordas mais largas do que as exigidas pelas dimensões (peso e altura) do surfista. Não vejo necessidade em utilizar o funboard como uma prancha de adaptação para quem tem possibilidade de surfar pelo menos 3 vezes por semana e já quer ir pra pranchinha. Abaixo abro um parêntese com vídeos mostrando a diferença do longboard clássico e progressivo.

Longboard Estilo Clássico:

Longboard Estilo Progressivo:
  Média frequência de surfe.2-faixa-brancaPor outro lado, se você mora longe da praia e irá surfar apenas nos fins de semana e feriados, sua evolução vai acontecer, mas será mais lenta do que a de quem surfa quase todo dia, é claro. Porém, isto não irá impedi-lo de fazer a cabeça quando for surfar. 2-faixa-brancaSe você não gosta de longboard e prefere pranchinha mesmo, a opção é escolher uma prancha maior, com mais flutuação e com bordas cheias, como dito anteriormente. Se ainda está a procura do seu estilo de surfe, parta direto para o longboard. Você vai ficar em pé e começar a correr paredes muito mais rápido, e com a sua evolução natural vai perceber se seu estilo pede uma pranchinha ou um longboard mesmo. Esta opção é muito boa, pois mesmo que você comece no longboard e depois mude para pranchinha, você pode guarda-lo para surfar um mar pequeno, ou pra emprestar para seu amigo(a) ir surfar com você.2-faixa-brancaBaixa frequência de surfe.2-faixa-brancaCaso você só possa surfar uma vez por mês, ou até uma vez a cada dois meses, isto não é o fim do mundo, você pode ser sim um surfista e ter muita história pra contar e guardar com você. Faça um longboard com um shape versátil para surfar todo tipo de onda, afinal, você vai descer pouco pra praia e nem sempre vai poder escolher o tipo de onda que irá surfar. Como o longboard tem bastante flutuação, você vai conseguir ficar em pé rápido e pouco a pouco ir evoluindo e aproveitando mais da onda e da prancha. 2-faixa-brancaFATORES ADICIONAIS Talento, garra, atitude e determinação variam de pessoa para pessoa e são fatores de grande influencia na evolução de cada um. 2-faixa-brancaMEDIDAS DAS PRANCHAS. As medidas das pranchas variam de acordo com o tamanho, peso e idade de cada pessoa, considerando os fatores objetivo com o surfe e frequência de surfe. 2-faixa-brancaNÃO EXISTEM REGRAS: Repito as mesmas informações do começo do artigo. Não existe uma regra, todas estas orientações são apenas para você não ficar perdido na hora de escolher sua primeira prancha. Converse com shapers, amigos que surfam, pesquise diversas fontes e assim, será mais fácil você descobrir o que espera com o surfe, sem perder tempo até descobrir que na verdade o que você buscava era um pranchão e não uma pranchinha, ou vice-versa. O SURFE É PARA TODOSbasta você descobri-lo! 2-faixa-brancaCaso queira continuar esta conversa, mande um email para contato@longboard4ever.com.br que estaremos sempre dispostos a tirar todas as dúvidas e lhe orientar na melhor escolha para sua prancha. 2-faixa-brancaBoas ondas. André Torres e Roger Costa| Equipe Longboard4ever & Blessed Surfboards. Dicas de Pranchas de Surfe

PRANCHAS DE SURF LONGBOARD

Nossos tipos de prancha de surf longboard

Nossos tipos de prancha de surf longboard


COMO COMPRAR

Como comprar seu longboard

Como comprar seu longboard

É muito simples comprar uma prancha com a Longboard4ever. Não importa se está fora de São Paulo, onde fica nossa fábrica, podemos fazer todo o atendimento com a agilidade do e-mail, WhatsApp, telefone. Entregamos em praticamente todas as cidades do Brasil. Primeiro definimos o shape, pintura, condições de pagamento e entrega. Fale com a gente que faremos seu longboard personalizado.

Clique e veja mais detalhes sobre a como comprar seu longboard.

LOJA ON-LINE

Loja on-line de surf

Loja on-line de surf

Temos também uma loja on-line com quilhas Alma Quilhas, capas para longboard, leashes e camisetas. Tudo feito de longboarder para longboarder. Acesse agora e confira. Clique aqui.


QUILHAS DE LONGBOARD ALMA QUILHAS

Parceria Longboard4ever & Alma Quilhas

Para completar um bom longboard é necessário uma boa quilha. A Alma Quilhas tem estudado design e materiais para entregar uma quilha diferenciada do que temos no mercado, elas são lindas e bem acabadas, mas o mais importante é como funcionam dentro da água, o objetivo que cada uma tem de suprir uma necessidade do longboarder. Seja modelos que sustentam melhor o footwork e o nose ride ou aquela quilha para deixar a prancha solta para batidas e rasgadas. A Longboard4ever se orgulha de ser parceiro da Alma Quilhas oferecendo as quilhas e prestando consultoria sobre cada modelo.

Separamos os principais modelos, clique aqui para ver.


COMO ESCOLHER UMA PRANCHA DE SURF

Dicas pranchas de surf

Dicas pranchas de surf

Criamos um artigo artigo para ajudar quem está iniciando no surfe a escolher corretamente sua prancha. Sempre recebemos e-mails com dúvidas a respeito de qual o tipo de prancha é ideal para iniciar no surfe. Vendo que era uma necessidade de grande parte dos nossos visitantes, resolvemos agrupar estas dúvidas e criar um artigo na tentativa de ajudar cada novo surfista identificar seu estilo e escolher a prancha certa para alcançar seus objetivos nesse início.

Veja nossa dica para escolher sua prancha, clique aqui.


ESCOLA DE SURF - AULAS DE SURF

Escola de Surf Abolição Amigo do Mar - Maresias

Escola de Surf Abolição Amigo do Mar - Maresias

Se você esta começando agora é muito importante fazer aulas de surf, não importa a idade, as escolas estão preparadas para atender crianças e adultos. O número de aulas vai depender de você, do tempo que vai se sentir bem para encarar o mar com segurança. Fazendo aulas de surf você vai aprender a se posicionar na prancha, remar, levantar na prancha, se proteger contra acidentes, se posicionar no mar, tudo mais rápido do que encarar o mar sozinho. E a escola de surf ainda vai te entregar a prancha certa para o seu perfil e quando for comprar sua primeira prancha já terá uma conhecimento melhor do surf e de qual prancha deve comprar. A Longboard4ever apoia o atleta e professor Alexsandro dos Santos dono da Escola Abolição Amigo da Mar, escola de surf em Maresias/SP. Veja detalhes da escola neste link: clique aqui para ver mais.

Contatos da escola, telefone e WhtasApp: TIM 11 98779-1262.


CAPAS PARA LONGBOARD

Capa de prancha de surf longboard

Capa de prancha de surf longboard

Com a mesma qualidade que aplicamos em nossas pranchas temos nossas capas para prancha de surf longboard. A capa é um item obrigatório para quem mora longe da praia e tem que viajar com a prancha sobre o carro. Ela protege contra pequenos impactos, mas principalmente contra o calor que é o principal inimigo das pranchas, nunca deixe sua prancha no sol. Ao sair da água, coloque na sombra ou dentro da capa. Mesmo dentro da capa, não deixe exposta ao sol ou dentro do carro. Se com a capa já é difícil proteger, sem a capa pior ainda, fica sem proteção nenhuma, como nós quando não usamos protetor solar. Apesar das resinas hoje em dia terem proteção UV, mas isto não é o suficiente. Por isso, invista em uma boa capa, lave sua prancha com água doce ao sair do mar e não exponha ao sol e ao calor quando não estiver dentro da água.

Veja as nossas capas de longboard.


LEASH LONGBOARD - CORDINHA - STREP

Leash longboard

Leash de longboard e stand-up

O leash de longboard também conhecido como cordinha ou strep, é um equipamento de segurança do surfista. Sua principal função é manter a prancha presa ao pé para quando cairmos da prancha ela não ir embora com a onda. Assim quando caímos da prancha ela fica por perto e com algumas braçadas alcançamos a prancha para partir para a próxima onda. Isto dá segurança e poupa energia. Uma outra função é garantir que quando cairmos, não deixar a prancha solta na onda sem controle podendo atingir um banhista ou outro colega surfista.

Um bom leash (a maioria chama de léxi) tem dois rotores, um em cada extremidade para não deixar o leash torcido atrapalhando no drop e surf e entre 6 e 7 mm de espessura. Os leashes de longboard são, em usa maioria, fixado na panturrilha logo abaixo do joelho para facilitar a caminhada para o bico.

Veja as nossos leashes para longboard, stand up e pranchinha.


DICAS DE SURF

- Como embalar sua prancha para viajar de avião.

- Como ler a previsão das ondas.


INSTAGRAM


Scroll to Top