Como ler a previsão das ondas? Por André Torres 30/10/10

prancha-surf-longboard-terra-previsao Dedicamos este espaço para aqueles que estão começando a surfar e ainda não entendem bem como ler os gráficos das previsões das ondas. Hoje existem diversos portais de surfe que trabalham trazendo a melhor previsão possível com fotos, vídeos, mapas e ainda comentários de especialistas dando dicas de quais picos estão com melhores condições.

Sem dúvida as fotos e principalmente o video ajudam a deixar mais claro as condições do mar, muitas vezes em tempo real, é só clicar e assistir as ondas quebrando. Mas também é necessário entender o que um período de "X" segundos, a direção da ondulação e do vento e como este elementos combinados pode fazer você ter um dia surfe perfeito ou mais ou menos, não digo ruim, porque estar no mar é sempre bom.

Basicamente o que você precisa saber é: direção da ondulação, período, vento e tamanho previsto.

A direção da ondulação vai beneficiar algumas praias que recebem melhor esta direção. A mesma praia pode dar altas ondas em uma ondulação de sul e sudeste, e ficar praticamente flat em dias de ondulação de leste por exemplo. Isto acontece devido ao desenho geográfico da praia, que pode ser protegida por morros ou ilhas que impedem uma ondulação de entrar neste pico.

O período está ligado diretamente a qualidade da onda. Em resumo, quanto maior o período maior melhor a formação da onda. Ele é medido em segundos e no Brasil normalmente ficam entre 4s a 16s (casos extremos podem passar disto). Fique sempre atento no período, porque uma ondulação grande com período pequeno (abaixo de 7s), normalmente deixa o mar mechido com ondas se atropelando e fechando. Já um ondulação pequena com período grande (acima de 10s) deixam a ondulação mais limpa e consistente. O ideal é que o período esteja sempre entre 10 e 16s.

A direção e força do vento também interferem na qualidade da onda, definem aquele mar liso ou mais mexido. Com o tempo você conhece a direção certa do vento para seus picos preferidos. A direção ideal é o vento terral que vem da terra e pega as ondas de frente, proporcionando uma parede lisa.Muitos preferem que não tenha vento, já que dificilmente ele tem a força e a direção certa. Quando entra o vento maral, do mar em direção a areia, dependendo da força pode estragar a formação das ondas.

Tudo isto, direção, período e vento deixam mais claro o tamanho e qualidade da onda. Veja as fotos e videos se quiser, mas não se esqueça de ler os gráficos. Depois é só pegar a prancha certa, correr para o melhor pico e fazer a cabeça.


PRANCHAS DE SURF LONGBOARD

Nossos tipos de prancha de surf longboard

Nossos tipos de prancha de surf longboard


COMO COMPRAR

Como comprar seu longboard

Como comprar seu longboard

É muito simples comprar uma prancha com a Longboard4ever. Não importa se está fora de São Paulo, onde fica nossa fábrica, podemos fazer todo o atendimento com a agilidade do e-mail, WhatsApp, telefone. Entregamos em praticamente todas as cidades do Brasil. Primeiro definimos o shape, pintura, condições de pagamento e entrega. Fale com a gente que faremos seu longboard personalizado.

Clique e veja mais detalhes sobre a como comprar seu longboard.

LOJA ON-LINE

Loja on-line de surf

Loja on-line de surf

Temos também uma loja on-line com quilhas Alma Quilhas, capas para longboard, leashes e camisetas. Tudo feito de longboarder para longboarder. Acesse agora e confira. Clique aqui.


QUILHAS DE LONGBOARD ALMA QUILHAS

Parceria Longboard4ever & Alma Quilhas

Para completar um bom longboard é necessário uma boa quilha. A Alma Quilhas tem estudado design e materiais para entregar uma quilha diferenciada do que temos no mercado, elas são lindas e bem acabadas, mas o mais importante é como funcionam dentro da água, o objetivo que cada uma tem de suprir uma necessidade do longboarder. Seja modelos que sustentam melhor o footwork e o nose ride ou aquela quilha para deixar a prancha solta para batidas e rasgadas. A Longboard4ever se orgulha de ser parceiro da Alma Quilhas oferecendo as quilhas e prestando consultoria sobre cada modelo.

Separamos os principais modelos, clique aqui para ver.


COMO ESCOLHER UMA PRANCHA DE SURF

Dicas pranchas de surf

Dicas pranchas de surf

Criamos um artigo artigo para ajudar quem está iniciando no surfe a escolher corretamente sua prancha. Sempre recebemos e-mails com dúvidas a respeito de qual o tipo de prancha é ideal para iniciar no surfe. Vendo que era uma necessidade de grande parte dos nossos visitantes, resolvemos agrupar estas dúvidas e criar um artigo na tentativa de ajudar cada novo surfista identificar seu estilo e escolher a prancha certa para alcançar seus objetivos nesse início.

Veja nossa dica para escolher sua prancha, clique aqui.


ESCOLA DE SURF - AULAS DE SURF

Escola de Surf Abolição Amigo do Mar - Maresias

Escola de Surf Abolição Amigo do Mar - Maresias

Se você esta começando agora é muito importante fazer aulas de surf, não importa a idade, as escolas estão preparadas para atender crianças e adultos. O número de aulas vai depender de você, do tempo que vai se sentir bem para encarar o mar com segurança. Fazendo aulas de surf você vai aprender a se posicionar na prancha, remar, levantar na prancha, se proteger contra acidentes, se posicionar no mar, tudo mais rápido do que encarar o mar sozinho. E a escola de surf ainda vai te entregar a prancha certa para o seu perfil e quando for comprar sua primeira prancha já terá uma conhecimento melhor do surf e de qual prancha deve comprar. A Longboard4ever apoia o atleta e professor Alexsandro dos Santos dono da Escola Abolição Amigo da Mar, escola de surf em Maresias/SP. Veja detalhes da escola neste link: clique aqui para ver mais.

Contatos da escola, telefone e WhtasApp: TIM 11 98779-1262.


CAPAS PARA LONGBOARD

Capa de prancha de surf longboard

Capa de prancha de surf longboard

Com a mesma qualidade que aplicamos em nossas pranchas temos nossas capas para prancha de surf longboard. A capa é um item obrigatório para quem mora longe da praia e tem que viajar com a prancha sobre o carro. Ela protege contra pequenos impactos, mas principalmente contra o calor que é o principal inimigo das pranchas, nunca deixe sua prancha no sol. Ao sair da água, coloque na sombra ou dentro da capa. Mesmo dentro da capa, não deixe exposta ao sol ou dentro do carro. Se com a capa já é difícil proteger, sem a capa pior ainda, fica sem proteção nenhuma, como nós quando não usamos protetor solar. Apesar das resinas hoje em dia terem proteção UV, mas isto não é o suficiente. Por isso, invista em uma boa capa, lave sua prancha com água doce ao sair do mar e não exponha ao sol e ao calor quando não estiver dentro da água.

Veja as nossas capas de longboard.


LEASH LONGBOARD - CORDINHA - STREP

Leash longboard

Leash de longboard e stand-up

O leash de longboard também conhecido como cordinha ou strep, é um equipamento de segurança do surfista. Sua principal função é manter a prancha presa ao pé para quando cairmos da prancha ela não ir embora com a onda. Assim quando caímos da prancha ela fica por perto e com algumas braçadas alcançamos a prancha para partir para a próxima onda. Isto dá segurança e poupa energia. Uma outra função é garantir que quando cairmos, não deixar a prancha solta na onda sem controle podendo atingir um banhista ou outro colega surfista.

Um bom leash (a maioria chama de léxi) tem dois rotores, um em cada extremidade para não deixar o leash torcido atrapalhando no drop e surf e entre 6 e 7 mm de espessura. Os leashes de longboard são, em usa maioria, fixado na panturrilha logo abaixo do joelho para facilitar a caminhada para o bico.

Veja as nossos leashes para longboard, stand up e pranchinha.


DICAS DE SURF

- Como escolher a primeira prancha do surf.

- Como embalar sua prancha para viajar de avião.


INSTAGRAM


FACEBOOK

Scroll to Top