Como embalar sua prancha pra viajar de avião? Por André Torres 01/12/2010

Durante minha viagem pra Itacaré, queria saber como embalar uma prancha para viajar de avião. A preocupação era grande, afinal tinha acabado de fazer um long novo exclusivo para esta viagem, obviamente não queria que ele sofresse nenhuma avaria antes de entrar na água.

Perguntei para alguns amigos que já tinham viajado com prancha como eles fazem pra proteger nossas jóias. Cheguei a conclusão que embalar com plástico bolha era o suficiente. Comprei 12 metros de plástico bolha (R$1,00/m) e embrulhei meu longboard, esta metragem deu pra dar 5 voltas na prancha. Depois coloquei na capa térmica e coloquei adesivos de frágil dos dois lados e lacrei com um cadeado.

Quando cheguei na pousada em Itacaré desembalei a prancha e vi que mesmo assim a prancha sofreu um machucado na borda perto da rabeta. Fiquei chateado, mas o que podia fazer. Eu tinha que ter desembalado a prancha no aeroporto, verificar, e reclamar na hora. Agora já não podia fazer nada.

A solução?

Para não ter surpresa na volta, protegi a prancha da maneira que o Wingnut ensina no seu filme Art of Longboard. Comprei aqueles macarrões de espuma que crianças usam nas praias e piscina, cortei ao meio e envolvi a borda inteira da prancha prendendo com fita adesiva. Depois coloquei bastante plástico bolha (o mesmo que tinha levado) no deck e no bottom. Para completar coloquei a dentro da capa térmica (compre uma capa maior que a prancha, usei uma 9'6" para um long 9'2"), lacrei com um cadeado e mantive os adesivos de frágil. Veja fotos:

surf_longboard_como_proteger_sua_prancha

Esta proteção deu certo, e meu long chegou sem sofrer nenhuma avaria em São Paulo.

Quanto pago para levar minha prancha de avião?

Hoje as principais companias aéreas nacionais como Tam e Gol, não cobram taxa diferente ou adicional para embarcar com pranhca de surfe. A partir de 09/03/2010, os itens antes considerados como bagagem especial (prancha de surfe entrava nesta categoria) passam a ser inclusos na franquia normal de bagagem despachada, tanto em voos nacionais como em voos internacionais.

Como cada passageiro pode despachar até duas malas que somando o peso das duas não pode ultrapassar 23kg. Basta programar sua bagagem mais sua prancha para que se enquadre nestas recomendações. Caso ultrapasse o peso por passageiro, é cobrado um valor de 1% da passagem econômica por cada quilo de excesso. Veja mais informações no site da gol. Clique aqui.

Mas recomendo sempre pesquisar as atualizações nos sites das cia aéreas. Gol e Tam.

OBS: Vi um tweet do Ricardo Bocão (@rbocao) que disse que a WebJet cobra uma taxa de R$ 70,00 por prancha, mesmo sendo contra o Alínea B do Artigo 37 da Portaria 676, de 13 de novembro de 2000, da ANAC.

Quanto pesa uma prancha de surfe?

Esta é uma dúvida muito comum, saber quanto pesa uma prancha de surfe, no meu caso o longboard. O longboard 9'2" + 2 macarrões de espuma + 12 metros de plástico bolha + a capa térmica + mais uma capa toalha que coloquei dobrada na rabeta deu um peso total de apenas 8kg! Muito leve, com isto sobram 15 kg pra você levar de roupa e tudo mais.

Bom é isso, espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas. Fique a vontade para enviar novas informações sobre este artigo e até corrigir alguma coisa errada, porque está foi apenas a minha primeira viagem com prancha em avião.

Veja abaixo uma outra opção também bem segura. Só substituir a capa e macarrão por papelão. Dica: sempre passe uma camada de plástico bolha antes para não deixar a fita adesiva em contato com a superfície da prancha. Assim você evita que restos de cola da fita fiquem na prancha.

Prancha de Surf Longboard


PRANCHAS DE SURF LONGBOARD

Nossos tipos de prancha de surf longboard

Nossos tipos de prancha de surf longboard


COMO COMPRAR

Como comprar seu longboard

Como comprar seu longboard

É muito simples comprar uma prancha com a Longboard4ever. Não importa se está fora de São Paulo, onde fica nossa fábrica, podemos fazer todo o atendimento com a agilidade do e-mail, WhatsApp, telefone. Entregamos em praticamente todas as cidades do Brasil. Primeiro definimos o shape, pintura, condições de pagamento e entrega. Fale com a gente que faremos seu longboard personalizado.

Clique e veja mais detalhes sobre a como comprar seu longboard.

LOJA ON-LINE

Loja on-line de surf

Loja on-line de surf

Temos também uma loja on-line com quilhas Alma Quilhas, capas para longboard, leashes e camisetas. Tudo feito de longboarder para longboarder. Acesse agora e confira. Clique aqui.


QUILHAS DE LONGBOARD ALMA QUILHAS

Parceria Longboard4ever & Alma Quilhas

Para completar um bom longboard é necessário uma boa quilha. A Alma Quilhas tem estudado design e materiais para entregar uma quilha diferenciada do que temos no mercado, elas são lindas e bem acabadas, mas o mais importante é como funcionam dentro da água, o objetivo que cada uma tem de suprir uma necessidade do longboarder. Seja modelos que sustentam melhor o footwork e o nose ride ou aquela quilha para deixar a prancha solta para batidas e rasgadas. A Longboard4ever se orgulha de ser parceiro da Alma Quilhas oferecendo as quilhas e prestando consultoria sobre cada modelo.

Separamos os principais modelos, clique aqui para ver.


COMO ESCOLHER UMA PRANCHA DE SURF

Dicas pranchas de surf

Dicas pranchas de surf

Criamos um artigo artigo para ajudar quem está iniciando no surfe a escolher corretamente sua prancha. Sempre recebemos e-mails com dúvidas a respeito de qual o tipo de prancha é ideal para iniciar no surfe. Vendo que era uma necessidade de grande parte dos nossos visitantes, resolvemos agrupar estas dúvidas e criar um artigo na tentativa de ajudar cada novo surfista identificar seu estilo e escolher a prancha certa para alcançar seus objetivos nesse início.

Veja nossa dica para escolher sua prancha, clique aqui.


ESCOLA DE SURF - AULAS DE SURF

Escola de Surf Abolição Amigo do Mar - Maresias

Escola de Surf Abolição Amigo do Mar - Maresias

Se você esta começando agora é muito importante fazer aulas de surf, não importa a idade, as escolas estão preparadas para atender crianças e adultos. O número de aulas vai depender de você, do tempo que vai se sentir bem para encarar o mar com segurança. Fazendo aulas de surf você vai aprender a se posicionar na prancha, remar, levantar na prancha, se proteger contra acidentes, se posicionar no mar, tudo mais rápido do que encarar o mar sozinho. E a escola de surf ainda vai te entregar a prancha certa para o seu perfil e quando for comprar sua primeira prancha já terá uma conhecimento melhor do surf e de qual prancha deve comprar. A Longboard4ever apoia o atleta e professor Alexsandro dos Santos dono da Escola Abolição Amigo da Mar, escola de surf em Maresias/SP. Veja detalhes da escola neste link: clique aqui para ver mais.

Contatos da escola, telefone e WhtasApp: TIM 11 98779-1262.


CAPAS PARA LONGBOARD

Capa de prancha de surf longboard

Capa de prancha de surf longboard

Com a mesma qualidade que aplicamos em nossas pranchas temos nossas capas para prancha de surf longboard. A capa é um item obrigatório para quem mora longe da praia e tem que viajar com a prancha sobre o carro. Ela protege contra pequenos impactos, mas principalmente contra o calor que é o principal inimigo das pranchas, nunca deixe sua prancha no sol. Ao sair da água, coloque na sombra ou dentro da capa. Mesmo dentro da capa, não deixe exposta ao sol ou dentro do carro. Se com a capa já é difícil proteger, sem a capa pior ainda, fica sem proteção nenhuma, como nós quando não usamos protetor solar. Apesar das resinas hoje em dia terem proteção UV, mas isto não é o suficiente. Por isso, invista em uma boa capa, lave sua prancha com água doce ao sair do mar e não exponha ao sol e ao calor quando não estiver dentro da água.

Veja as nossas capas de longboard.


LEASH LONGBOARD - CORDINHA - STREP

Leash longboard

Leash de longboard e stand-up

O leash de longboard também conhecido como cordinha ou strep, é um equipamento de segurança do surfista. Sua principal função é manter a prancha presa ao pé para quando cairmos da prancha ela não ir embora com a onda. Assim quando caímos da prancha ela fica por perto e com algumas braçadas alcançamos a prancha para partir para a próxima onda. Isto dá segurança e poupa energia. Uma outra função é garantir que quando cairmos, não deixar a prancha solta na onda sem controle podendo atingir um banhista ou outro colega surfista.

Um bom leash (a maioria chama de léxi) tem dois rotores, um em cada extremidade para não deixar o leash torcido atrapalhando no drop e surf e entre 6 e 7 mm de espessura. Os leashes de longboard são, em usa maioria, fixado na panturrilha logo abaixo do joelho para facilitar a caminhada para o bico.

Veja as nossos leashes para longboard, stand up e pranchinha.


DICAS DE SURF

- Como escolher a primeira prancha do surf.

- Como ler a previsão das ondas.


INSTAGRAM


FACEBOOK

Scroll to Top