Tipos de quilhas Princípios básicos de quilhas e dicas de qual quilha usar

VAMOS FALAR SOBRE QUILHAS DE LONGBOARD?

Quilhas de longboard

São Paulo, 28 de outubro de 2017. Por André Torres.

As quilhas são uma verdadeira paixão. A maioria dos surfistas tem a mesma afeição por elas que tem por suas pranchas. Gostamos de testar, comparar, ver seus detalhes e principalmente colocamos nela a confiança para uma rasgada na onda ou uma manobra de bico com segurança.

Neste e-mail vamos falar sobre:

- princípios básicos;

- tipos de quilhas;

- dicas de modelos.

Deixo logo de abertura uma dica: não se prenda a um único modelo de quilha. Experimente tamanhos e designs diferentes, isto ajuda a evoluir o seu surf e a realmente entender como é o seu estilo. O mesmo vale para pranchas, experimente rabetas diferentes, longboards diferentes, cada surfista é único e por isso é importante testar para ver o que encaixa melhor com você.

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE QUILHAS PARA LONGBOARD:

Simplificando os princípios básicos de uma quilha de longboard, elas possuem: base, profundidade (altura), bico/ponta, inclinação, foil e materiais.

BASE: uma quilha com base larga mantém o longboard mais firme, e com isso acaba ganhando projeção (mais velocidade). Porém exige mais habilidade e um pouco mais de força para fazer curvas. Já um quilha com base estreita, não tem tanta projeção e firmeza, mas é um recurso usado para deixar o longboard mais leve para fazer curvas, é indicado para um surf mais vertical.

PROFUNDIDADE: mais conhecido como o tamanho da quilha e pode variar de 6" a 11". Este tamanho está relacionado ao modelo do longboard (progressivo, mix ou clássico), modelo da quilha e também ao peso do surfista (surfistas pesados podem precisar de uma quilha maior). Uma quilha grande de 9" a 11" acaba ficando mais dentro da água, o que é fundamental para o footwork e principalmente para as manobras de bico. Evitando que o longboard escorregue de lado na parede da onda e desequilibre o surfista. Indicado para longboards clássicos e mono-quilhas. Modelos progressivos, pedem uma quilha menor para facilitar o surf radical com menos arrasto, mais leve e raios mais curtos, são usadas na composição 2+1 (2 estabilizadores + quilha central).

BICO: bico ou ponta da quilha influencia na estabilidade da prancha também. Quanto mais área no bico mais controle e firmeza nas manobras. Influencia muito na hora de sustentar as manobras de bico. Também dele vai sair uma grande contribuição para o tipo de linha do seu surfe.

INCLINAÇÃO: uma quilha mais inclinada permite um surfe mais versátil, fazendo o surfista ter mais facilidade nas trocas de bordas. Este tipo de quilha é o mais comum, mas tem grandes variações na intensidade da inclinação e distribuição de área desde a base até o bico da quilha. O que permite muitos modelos que podem parecer iguais, mas tem resultado diferente dentro da água. Já as quilhas mais retas pedem que o surfista pise mais em cima da quilha para manobrar fazendo o pivô para trocar de direção mais fácil, não é uma quilha para cravar a borda, até porque é mais usada em longboards clássicos.

Foil: o foil nas quilhas centrais de longboards tem a função de reduzir o atrito da quilha com a água, fazendo com que a água passe por ela com o menos esforço possível. Um foil bem feito não vai adicionar um arrasto desnecessário para o seu longboard e ainda vai permitir fluidez no seu surfe.

MATERIAIS: existem quilhas de manta de fibra de vidro, tecido de fibra de vidro, carbono, plástico, polietileno (plástico). Dê preferência para uma quilha de fibra se estiver pensando em evolução e alta perfomance no surf clássico de longboard. Algumas fábrica como a Alma Quilhas, fazem testes e cálculos específicos para saber a quantidade certa de componentes químicos que devem ter em cada modelo para o flexibilidade/firmeza/resistência de cada um deles. Para um surf mais radical vale experimentar também as de carbono e ver qual se sente melhor. Iniciantes: se você é iniciante pode até apostar em uma quilha de plástico simples nos primeiros mêses, mas é bom ter em mente que precisará de uma quilha melhor em um curto prazo.

TIPOS DE QUILHAS DE LONGBOARD:

Tipos de quilhas de longboard

Tipos de quilhas de longboard

Exitem basicamente três tipos de quilhas: pivô, inclinadas e flex.

PIVÔ: são quilhas que não tem muita curva no seu design, ela são mais retas da base até o bico. Modelos modernos das primeiras quilhas usadas nos longboards ná década de 60. Proporcionam um surf firme e com projeção, normalmente tem a base larga também. Para fazer curva no pranchão, é necessário pisar com o pé de trás bem em cima da quilha e fazer o pivô. Indicado para longboards clássicos e mono-quilhas.

Inclinadas: como já citado, as quilhas com mais inclinação são as mais versáteis. Esse estilo facilita as trocas de borda com o longboard. Existe uma grande variação de quilhas inclinadas que variam muito a largura da base, a intensidade da inclinação, o raio da curva na linha de dentro e de fora e largura do bico. Tudo isso vai causar um comportamento diferente. Analise isso junto com o que leu acima nos princípios básicos antes de comprar sua quilha inclinada, fale com o fabricante para tirar dúvidas e apontar o que espera que ela te ajude no seu surfe.

Flex: as quilhas flex são uma novidade que conheci através da Alma Quilhas. Este conceito foi aplicado primeiro na quilha Caio Teixeira Flex e teve tanto sucesso que a Alma Quilhas testou, aprovou e aplicou em outros modelos da fábrica. A flexibilidade nas quilhas ajuda o surfista quando ele está retornando de uma manobra mais cavada, a quilha se dobra acumulando energia e quando o surfista troca de direção ela devolve esta energia fazendo que a próxima manobra saia com mais pressão e projeção. Vale a pena testar. Veja a flexibilidade dos modelos Alma Quilhas: Mono-quilhas | Conjunto 2+1

Bom este artigo já ficou bem grande, por isso, não vou colocar aqui as dicas de cada modelo e para quais longboards são indicados.

Clique aqui e veja explicação de cada modelo e indicação de uso.

Em caso de dúvidas ou para encomendar uma quilha, fale com a gente: WhatsApp: 11 97203-5322 / E-mail: LB4ESURF@gmail.com

CAPAS PARA LONGBOARD - Proteja seu longboard com nossas capas. Clique aqui para conheçer.

Capas para Longboard

Capas para Longboard

CAMISETAS PARA LONGBOARDERS - Modelo Noser Rider - Clique e compre on-line com frete grátis.

Camiseta Longboard Nose Rider

Camiseta Longboard Nose Rider

INSTAGRAM

FACEBOOK

Scroll to Top